segunda-feira, 14 de julho de 2014

Por que as mulheres deveriam ter carreiras na área de tecnologia

Um excelente conselho vindo lá do alto! Uma das mulheres mais influentes na área de tecnologia, a COO do Facebook Sheryl Sandberg, dá dicas para mulheres jovens que estejam procurando por um emprego ou uma carreira na economia de hoje, e destaca três conselhos para as mulheres que pretendem seguir carreira na indústria tecnológica:

Uma carreira em tecnologia dá a flexibilidade necessária para o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional:

“A flexibilidade oferecida na nossa indústria é diferente de qualquer coisa que eu tenha visto em outra indústria. Em muitas empresas de tecnologia, é comum aceitarem que se trabalhe com horários flexíveis e, muitas vezes, de casa ou qualquer outro lugar. Isso faz uma diferença enorme quando se quer ter uma carreira e uma família”.

É uma meritocracia


Você pode provar o seu valor de acordo com seus resultados:

“A indústria de tecnologia também é muito meritocrática – sendo que o desempenho é avaliado por resultados quantificáveis (produtos lançados, produtos vendidos, números alcançados, etc.), o que também ajuda as mulheres na medida em que remove alguns critérios subjetivos que elas podem ter que encarar no mercado de trabalho”.

Sim, você pode!

As mulheres subestimam suas capacidades, e isto se torna especialmente problemático quando cientistas e engenheiros são mais necessários do que nunca:

“Estudos mostram que as mulheres normalmente subestimam suas próprias capacidades, o que as impede de encarar os desafios que ajudam as pessoas a realizar seu potencial. A ameaça do estereótipo – o fenômeno no qual as pessoas que têm consciência de um estereótipo se mostram mais propensas a agir de acordo com ele – é uma questão muito séria para meninas nas áreas de ciência, matemática e tecnologia. As meninas não acham que podem ter sucesso e, assim, realmente não têm (é por isso que meninas normalmente têm notas mais altas nessas matérias em escolas exclusivamente femininas). Se as mulheres passarem a acreditar que podem se dar bem na área de tecnologia, então isso vai acontecer. Assim como já existem tantas líderes de sucesso no campo tecnológico”.

Outra campeã da tecnologia é a Diretora de Engenharia do Facebook Jocelyn Goldfein, que recentemente declarou à revista Business Insider: “Acho que muitas pessoas estão perdendo a oportunidade de construir carreiras maravilhosas porque se autossabotam. Na verdade, programar não é tão difícil assim. Se você consegue resolver problemas de álgebra do ensino médio, então consegue programar”. 

Fontes:
Cisco Networking Academy
Women 2.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário