sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Who is on my WiFi: o fim de estranhos usando a tua conexão sem fio

Você costuma achar que tua conexão à internet está lenta? A tua velocidade de navegação aumenta e diminui ao longo do dia? Suspeita que o vizinho com carinha de hacker está usando sua conexão sem pedir autorização? Tranqüilo, porque você não está sozinho nessa.


É muito comum em conexões à internet sem fio que pequenos invasores tentem tirar vantagem da nossa banda larga, mesmo que tenhamos senha ou uma segurança reforçada. Algumas vezes não parece importante, mas em outras ocasiões, os invasores fazem um uso excessivo dos megas contratados e tornam a nossa navegação lenta.


Já que isto pode acontecer com qualquer um, são desenvolvidas ferramentas e aplicativos móveis que ajudam a detectar este tipo de incidente. Como é o caso do aplicativo gratuito, “Who is on my WiFi”, que tem um funcionamento simples e prático. Para usá-lo, em primeiro lugar deve-se verificar se o dispositivo móvel em questão está ligado ao WiFi que você deseja analisar.

Uma vez que o aplicativo for instalado, abra-o e clique no botão "Scan". Who is on my WiFi prosseguirá sozinho na análise de sua conexão e verificará quais dispositivos (móveis ou não) estão conectados à sua rede sem fio.


Who is on my WiFi - Scan

Para conferir qual dos dispositivos é o seu telefone celular, tablet, laptop e desktop, tente desconectá-los da internet ou apagá-los. Uma vez feito isso, verifique novamente para ver quais dispositivos desapareceram. Os dispositivos que não forem reconhecidos podem pertencer a um vizinho ou intruso não autorizado.

Clicando em cada um dos IPs (os números longos que identificam os dispositivos), você vai ver mais informações sobre eles. Com estes números você pode acessar a configuração do roteador e bloqueá-los para que não possam mais navegar através de seu WiFi. Who is on my WiFi está disponível tanto para aplicativos móveis como Android e Iphone quanto para Desktops com Windows. E ai, que tal experimentar?



Nenhum comentário:

Postar um comentário